Skip to content
  terça-feira 1 julho 2025
Trending
janeiro 6, 2025Incêndio de grandes proporções atinge fábrica da Ambev em Manaus julho 22, 2024Laudo da Porsche Revela Adulteração em Carro de Empresário Envolvido em Acidente Fatal setembro 22, 2024Anotações em caderno revelaram ligação de Deolane com o crime organizado fevereiro 20, 2025Imagem profissional no Carnaval: veja dicas de como não prejudicar com postagens nas redes sociais fevereiro 20, 2025Temporal, mortes, quedas de árvores e apagão colocam o Congresso Nacional em alta tensão para aprovar o Projeto de Lei sobre fiações subterrâneas de energia outubro 23, 2024Medicamentos Fora do SUS: A Decisão do STF e Suas Implicações para a Saúde Pública outubro 10, 2024Vulgo “Manja R0l4” é Expulso de Shopping em Manaus por Assédio a Homens março 28, 2024Apreensão de Adolescente: Suspeito de Latrocínio Contra Motorista de Aplicativo no Amazonas novembro 22, 2024Servidora da Presidência Maira Rocha é Investigada por Cartas Psicografadas agosto 13, 2024Empresário de Lorena é Acusado de Esquema de Pirâmide com Prejuízo de R$ 300 Milhões
Manaus 24 Horas
  • Home
  • Esporte
  • Notícias
  • Política
  • Fale Conosco
Manaus 24 Horas
Manaus 24 Horas
  • Home
  • Esporte
  • Notícias
  • Política
  • Fale Conosco
Manaus 24 Horas
  Governo  Fórum de Segurança Pública apoia decreto que regula uso da força policial
Governo

Fórum de Segurança Pública apoia decreto que regula uso da força policial

Manaus 24 HorasManaus 24 Horas—dezembro 29, 20240
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

O Fórum de Segurança Pública manifestou apoio ao decreto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicado no último dia 24, que estabelece diretrizes para o uso da força policial e instrumentos de menor potencial ofensivo. A nota oficial, divulgada nesta quinta-feira (26), reforça que a segurança pública é um “direito social essencial” e não deve estar sujeita a interesses partidários.

Críticas ao decreto

O decreto gerou controvérsia, sendo alvo de críticas de governadores como Cláudio Castro (PL-RJ), que anunciou que buscará o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a medida. Castro argumenta que o decreto pode interferir na autonomia dos estados na gestão das forças policiais.

Posição do Fórum

Contrariando as críticas, o Fórum destacou que o decreto representa um avanço para a segurança pública nacional. A nota argumenta que a regulamentação é necessária para promover eficiência, transparência, valorização dos profissionais e respeito aos direitos humanos no exercício da força policial.

More stories

Fórum de Segurança Pública apoia decreto que regula uso da força policial

dezembro 29, 2024

“Segurança Pública é um Direito Social essencial e não pode ficar à mercê dos ventos dos interesses partidários, seja eles à direita, ao centro ou à esquerda do espectro ideológico”, afirma o texto.

Além disso, o Fórum destacou que o decreto coloca o Brasil em conformidade com normas internacionais já assinadas pelo país, regulamentando práticas que existem há mais de uma década.

Detalhes do decreto

O Decreto 12.341/2024 determina que o uso da força policial deve seguir os princípios de “bom senso, prudência e equilíbrio” e só poderá ser aplicado para alcançar objetivos legais dentro dos limites da lei.

Entre seus objetivos estão:

  • A eficiência no uso da força;
  • Transparência nas ações policiais;
  • Valorização dos profissionais de segurança pública;
  • Respeito irrestrito aos direitos humanos.

Convocação à união

O Fórum de Segurança Pública também convocou as autoridades a se unirem no aprimoramento das forças de segurança do país, com foco no controle do uso da força pelo Estado.

“É fundamental que as forças públicas de segurança sejam aprimoradas, garantindo um equilíbrio entre proteção social e controle legal do uso da força,” conclui a nota.

A discussão sobre o decreto segue no centro das atenções, com debates envolvendo governadores, lideranças políticas e especialistas em segurança pública.

kingpostbrstf
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

Manaus 24 Horas

Randolfe Rodrigues retira projeto que altera regras de votação ao Senado Federal
Influenciador Ruyter Poubel é investigado por golpe em apostas online
Related posts
  • Related posts
  • More from author
Governo

Estatais federais registram rombo de R$ 6 bilhões até novembro, o maior para o período em 22 anos

dezembro 30, 20240
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Read also
Investimentos

Setor de consórcios abre portas para quem busca recolocação e carreira em vendas: Patrick Suyti promove seletiva online no Norte e Nordeste

junho 25, 20250
Direito

Faculdade Santa Teresa abre inscrições para pós-graduação em Direito Processual Civil

maio 19, 20250
Geral

No Amazonas, novos empréstimos com garantia de imóvel crescem 14%

abril 25, 20250
Alimentação

“Lilyane Fontes Revoluciona a Alimentação nos Supermercados do Nordeste com Chef&Nutri: Produtos Sem glúten, Sem lactose e Sem Conservantes”

abril 11, 20250
Brasil

inpEV destaca a importância da logística reversa no XXIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

abril 9, 20250
Brasil

Como Funcionava o Suposto Esquema de Fraude Arquitetado por Namorado de Sandy

abril 8, 20250
Load more

Novidades

  • Setor de consórcios abre portas para quem busca recolocação e carreira em vendas: Patrick Suyti promove seletiva online no Norte e Nordeste
  • Faculdade Santa Teresa abre inscrições para pós-graduação em Direito Processual Civil
  • No Amazonas, novos empréstimos com garantia de imóvel crescem 14%
  • “Lilyane Fontes Revoluciona a Alimentação nos Supermercados do Nordeste com Chef&Nutri: Produtos Sem glúten, Sem lactose e Sem Conservantes”
  • inpEV destaca a importância da logística reversa no XXIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

    # Em Alta

    kingpostbrManausODSonusustentabilidadeESGPCCAdemir Pereira AndradeLucas Soares FontesPorscheRogério de Almeida FelícioArtistaRobinson Granger de Mouralavagem de dinheiroJosé Marcos de MouratrânsitoAntônio Carlos Guimarães FilhoteatrostfOperação Follow the Money
    2025 © Manaus 24 Horas.
    • Fale Conosco