Skip to content
  terça-feira 1 julho 2025
Trending
novembro 8, 2024Belém e Manaus: Mais da Metade da População Vive em Favelas agosto 4, 2024Dono de avião que transportou presidente da OAB/ES estava na lista dos 20 criminosos mais perigosos do Espírito Santo julho 12, 2024Empresário de Ribeirão Preto é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro julho 22, 2024Laudo da Porsche Revela Adulteração em Carro de Empresário Envolvido em Acidente Fatal setembro 12, 2024Empresário Preso com R$ 500 Mil Firmou Contrato de R$ 211 Milhões com o Ministério da Saúde fevereiro 25, 2025Empresário Sérgio da Silva Cordeiro Detido por Tráfico de Drogas setembro 2, 2024XP é acusada de coagir funcionário em operação que gerou prejuízo milionário agosto 7, 2024Advogado Explica Como Consultar o Número do Benefício do INSS Pelo Telefone dezembro 23, 2024Manaus recebe o espetáculo ‘Um Fenômeno na Amazônia’ no Teatro Manauara fevereiro 25, 2025STJ Mantém Prisão de Empresário Acusado de Lavagem de Dinheiro para Facção Criminosa em MT
Manaus 24 Horas
  • Home
  • Esporte
  • Notícias
  • Política
  • Fale Conosco
Manaus 24 Horas
Manaus 24 Horas
  • Home
  • Esporte
  • Notícias
  • Política
  • Fale Conosco
Manaus 24 Horas
  Meio Ambiente  Pará lidera risco de desmatamento em 2025, aponta estudo do Imazon
Meio Ambiente

Pará lidera risco de desmatamento em 2025, aponta estudo do Imazon

Manaus 24 HorasManaus 24 Horas—dezembro 18, 20240
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

O estado do Pará ocupa o primeiro lugar no ranking de áreas sob risco de desmatamento na Amazônia em 2025, com 35% de todo o território ameaçado, segundo a plataforma de inteligência artificial PrevisIA, desenvolvida pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A projeção alerta para a possível destruição de 6.531 km² de floresta amazônica, representando um aumento de 4% em relação a 2024.

Áreas mais vulneráveis

O Pará apresenta os territórios mais vulneráveis da Amazônia Legal, com destaque para:

  • Terra Indígena Kayapó: Classificada como a área mais ameaçada, com risco de desmatamento equivalente a 2.500 campos de futebol.
  • Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu: Continua sendo a unidade de conservação mais ameaçada pelo quarto ano consecutivo, com previsão de destruição equivalente a quase 10 mil campos de futebol.

Essas áreas críticas concentram invasões e práticas ilegais, como garimpo e exploração madeireira, que aceleram a degradação ambiental.

Comparativo entre estados

More stories

AMIG atribui avanço do garimpo ilegal à falta de estrutura da ANM e à omissão do governo federal

março 10, 2025

Pará lidera risco de desmatamento em 2025, aponta estudo do Imazon

dezembro 18, 2024

Plano de regeneração da Amazônia incluirá concessões florestais e novas estratégias de restauração

dezembro 18, 2024

Após o Pará, os estados do Amazonas (20%) e Mato Grosso (17%) aparecem em segundo e terceiro lugares no ranking de áreas ameaçadas, concentrando, junto com o Pará, 72% do território sob risco na Amazônia Legal.

Apesar da redução do risco no Pará em relação ao ano anterior, o estado ainda lidera as estatísticas e permanece no centro das ações de combate ao desmatamento.

Ameaças subestimadas

Pesquisadores do Imazon alertam que os dados da PrevisIA podem ser conservadores, já que não incorporaram o aumento de desmatamento e queimadas registrado após o fechamento do calendário oficial do Prodes, em julho de 2024. Entre agosto e outubro de 2024, 1.628 km² já foram destruídos, representando 25% da previsão para 2025.

Ação necessária para combater o desmatamento

O pesquisador e coordenador da PrevisIA, Carlos Souza Jr., destacou a urgência de proteger as áreas sob risco. “Se atuarmos para proteger as áreas indicadas pela PrevisIA, poderemos reduzir ainda mais a derrubada da floresta em 2025 e avançar em direção à meta de desmatamento zero em 2030. Essa ação é essencial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como as cheias no Sul e as secas na Amazônia.”

A PrevisIA, desenvolvida em parceria com a Microsoft e o Fundo Vale, fornece dados que ajudam a planejar ações preventivas, incluindo o envio de informações sobre áreas críticas aos órgãos ambientais e responsáveis pelos territórios. Esses dados são utilizados por instituições como o Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) para aumentar a fiscalização e evitar o desmatamento.

Impacto e soluções

Combinando tecnologia e ações preventivas, a PrevisIA oferece mapas detalhados das áreas de risco, incluindo informações sobre estradas e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Essa abordagem pode ajudar os governos estaduais e municipais a implementar estratégias de proteção, responsabilizando os infratores e reduzindo a pressão sobre a floresta.

A liderança do Pará no ranking de risco de desmatamento em 2025 reforça a necessidade de medidas mais rigorosas e integradas para preservar a Amazônia e combater as mudanças climáticas.

FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

Manaus 24 Horas

“Playboys do vandalismo” em Manaus têm prisão preventiva decretada
Plano de regeneração da Amazônia incluirá concessões florestais e novas estratégias de restauração
Related posts
  • Related posts
  • More from author
Meio Ambiente

AMIG atribui avanço do garimpo ilegal à falta de estrutura da ANM e à omissão do governo federal

março 10, 20250
Meio Ambiente

Plano de regeneração da Amazônia incluirá concessões florestais e novas estratégias de restauração

dezembro 18, 20240
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Read also
Investimentos

Setor de consórcios abre portas para quem busca recolocação e carreira em vendas: Patrick Suyti promove seletiva online no Norte e Nordeste

junho 25, 20250
Direito

Faculdade Santa Teresa abre inscrições para pós-graduação em Direito Processual Civil

maio 19, 20250
Geral

No Amazonas, novos empréstimos com garantia de imóvel crescem 14%

abril 25, 20250
Alimentação

“Lilyane Fontes Revoluciona a Alimentação nos Supermercados do Nordeste com Chef&Nutri: Produtos Sem glúten, Sem lactose e Sem Conservantes”

abril 11, 20250
Brasil

inpEV destaca a importância da logística reversa no XXIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

abril 9, 20250
Brasil

Como Funcionava o Suposto Esquema de Fraude Arquitetado por Namorado de Sandy

abril 8, 20250
Load more

Novidades

  • Setor de consórcios abre portas para quem busca recolocação e carreira em vendas: Patrick Suyti promove seletiva online no Norte e Nordeste
  • Faculdade Santa Teresa abre inscrições para pós-graduação em Direito Processual Civil
  • No Amazonas, novos empréstimos com garantia de imóvel crescem 14%
  • “Lilyane Fontes Revoluciona a Alimentação nos Supermercados do Nordeste com Chef&Nutri: Produtos Sem glúten, Sem lactose e Sem Conservantes”
  • inpEV destaca a importância da logística reversa no XXIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

    # Em Alta

    kingpostbrManausODSonusustentabilidadeESGPCCAdemir Pereira AndradeLucas Soares FontesPorscheRogério de Almeida FelícioArtistaRobinson Granger de Mouralavagem de dinheiroJosé Marcos de MouratrânsitoAntônio Carlos Guimarães FilhoteatrostfOperação Follow the Money
    2025 © Manaus 24 Horas.
    • Fale Conosco